Cram-Q galardoado com Prémio Excellens Mare na categoria Natura Mare

Prémios Excellens MareOs Prémios Excellens Mare, atribuídos pela PwC Portugal, pretendem ser um contributo de referência, em Portugal e no Mundo, no reconhecimento da excelência e do mérito nas atividades do Mar. A categoria Natura Mare tem como objetivo reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades que atuem no sentido da preservação e valorização do meio aquático.

Desde a sua abertura, o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios já prestou cuidados de saúde a mais de 1.500 animais marinhos (aves, tartarugas, focas e cetáceos). Nos últimos anos as principais causas de ingresso no centro têm sido traumatismo, intoxicação por biotoxinas e debilidade/exaustão. A taxa média de reabilitação ronda os 50%, sendo considerada acima da média, aplicando standards internacionais. No caso das focas e das tartarugas, a taxa média de reabilitação tem sido superior a 70%. A excelência destes resultados deve-se à elevada qualidade das equipas multidisciplinares (médicos, enfermeiros, veterinários, biólogos e tratadores) que trabalham no centro e à forte cooperação entre a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (ONG científica da qual o centro faz parte) e o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Dispondo de uma ambulância de emergência para animais marinhos arrojados, propriedade do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, o Centro está disponível 24 horas por dia, para acudir a qualquer eventualidade (em média são efetuadas 200 intervenções por ano). O Centro tem excelentes perspetivas de desenvolvimento futuro, na medida em que fará parte do ECOMARE, uma infraestrutura da Universidade de Aveiro, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, Câmara Municipal de Ílhavo e o Porto de Aveiro.

O ECOMARE será a primeira infraestrutura Portuguesa e Europeia em que se integram três conceitos: a investigação, a visitação e a reabilitação. Neste contexto, o Centro contará com um Banco de Tecidos de Animais Marinhos, em rede internacional, uma Unidade de Cuidados Intensivos, um Hospital Veterinário e Salas de Quarentena para o tratamento e reabilitação de animais marinhos, constituindo uma unidade de resposta em caso de derrames de hidrocarbonetos. O CRAMQ e o ECOMARE contam com apoios do projeto LIFE+ MarPro e financiamentos por fundos comunitários do MaisCentro/QREN.

A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá no próximo dia 9 de maio, na cidade da Figueira da Foz.