Alerta de Arrojamento ☎ (+351) 919 618 705

Por favor participe aqui animais marinhos que lhe pareçam doentes ou em perigo. Com este simples aviso, ajudará o CRAM-Q a fornecer resposta humana a estes animais, dando-lhes uma nova oportunidade de vida e ao mesmo tempo ajudará investigadores nos seus estudos.

Se avistou um mamífero marinho que esteja vivo e em perigo, é muito importante que ligue para o nosso número de resgate: ☎ (+351) 919 618 705, além de preencher este formulário, uma vez que estes animais necessitam de ajuda imediata. Se está a reportar um mamífero marinho saudável ​​com uma etiqueta ou etiquetas, por favor, mantenha uma distância segura e preencha o máximo de informações possíveis no formulário abaixo.

O seu nome*

O seu Telefone/Telemóvel:

O seu e-mail*

Data em que o animal foi avistado*

Hora a que o animal foi avistado*

Local onde o animal foi avistado*

Qual foi o animal marinho que avistou?

Podemos entrar em contacto consigo?  Sim Não

Tirou alguma fotografia ao animal?

Descrição

Os campos marcados com * são considerados obrigatórios

O seu nome*

O seu Telefone/Telemóvel:

O seu e-mail*

Data em que o animal foi avistado*

Hora a que o animal foi avistado*

Local onde o animal foi avistado*

Qual foi o animal marinho que avistou?

Podemos entrar em contacto consigo?  Sim Não

Tirou alguma fotografia ao animal?

Descrição

O animal tem uma tag como a apresentada abaixo?

Se sim, preencha o formulário "ETIQUETAS".
Etiquetas

Os campos marcados com * são considerados obrigatórios

Nas operações de pesca ocorrem, por vezes, interacções com animais marinhos com danos para os pescadores e para os animais. Muitas vezes essa interacção provoca a morte de golfinhos.

SPVS, desde o ano 2000 tem registado os arrojamentos de cetáceos na costa centro e norte de Portugal verificando que uma importante percentagem dos golfinhos morrem devido a capturas acidentais. Desde a implementação da Rede de Arrojamentos da SPVS-UM no ano 2000, registaram-se 744 arrojamentos de 13 espécies de cetáceos.

Alerta de arrojamento para 00 (351) 919 618 705

Caso encontre um animal com uma etiqueta destas, ligue para o nosso número de alerta de arrojamento 00 (351) 919 618 705

Para compreender qual a representatividade dos arrojamentos de cetáceos na costa portuguesa relativamente à sua mortalidade bem como compreender a sua proveniência, a SPVS conta com a cooperação de vários pescadores portugueses e das suas organizações profissionais. Deste modo, quando são encontrados golfinhos mortos nas artes de pesca, os pescadores que cooperam neste projecto etiquetam os golfinhos e registam a sua localização, devolvendo-os em seguida ao mar.

Estas etiquetas são de cor amarelanumeradas numa face e com contacto telefónico na outra.

Agradece-se a quem encontrar um golfinho com etiqueta ou apenas a etiqueta que registe a sua localização (com a maior precisão possível) e nos contacte por telefone 919 618 705.

Caso não tenha possibilidade de nos contactar telefonicamente, pedimos então, que preencha o formulário a seguir apresentado.

Por favor indique, com precisão e caso seja possível, o local do arrojamento com coordenadas GPS ou Google Earth. Caso contrário, indique a localização do animal em relação à praia mais próxima, indicando a distância a que se encontra do acesso mais próximo. Esta informação é crucial para que as equipas de investigação possam encontrar o animal para recolher amostras.

Poderá, reportar uma etiqueta (tag) no sítio oficial do Projecto SAFESEA.

O formulário estará brevemente disponível nesta página.